Morfologia do violão – conheça as suas partes

Para ajudar você a entender mais sobre a morfologia do violão, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Primeiro, o que você precisa saber é que um violão é composto de três partes principais:

  • A cabeça: é um dos extremos do violão no qual as cordas são fixadas à mecânica. Esta parte pode assumir várias formas características, seja do tipo de violão ou da marca. Além disso, é aqui que geralmente existe o logotipo ou o nome da marca do violão.

     

  • O braço: esta é a parte entre a cabeça e o corpo. É aqui que você pressiona as cordas para criar, por exemplo, acordes. O braço tem 3 elementos importantes: as cordas, os trates e as casas.

     

  • O corpo: este é o outro extremo do violão com a cabeça. De fato, o corpo atua como uma “caixa de ressonância” para amplificar a vibração das cordas e emitir sons. Além disso, dependendo da forma e tamanho do corpo, os sons do violão não serão os mesmos.

     

Então vamos ver agora, em detalhes, cada uma dessas partes em especifico. Confira!

Cabeça

Na cabeça do violão no entanto, existe um elemento particularmente importante:

  • As tarrachas: estes são os que prendem as cordas ao violão e ajustam sua tensão. Ao gira-las, a tensão contida na corda é variada. Isso permite que você ajuste seu tom para afinar seu violão.

Braço

O braço permite que o violinista toque as notas com a mão. Portanto nesta parte, encontramos os seguintes elementos:

  • As cordas: não há necessidade de dizer mais! Apenas saiba que a maioria dos violões têm 6 cordas, mas que alguns podem ter 7, 8 ou 12. Além disso, elas podem ser de nylon ou em aço.

     

  • Trastes: são as pequenas barras de metal paralelas umas às outras que cortam cada casa. Suas posições são calculadas precisamente para corresponder às notas. São 20, 22 ou 24. O espaço entre 2 trastes é chamado de casa, portanto, dependendo do número de trastes, há 20, 22 ou 24 casas no braço.

     

  • Casas: essas são as partes que se encontram no meio dos trastes, como você já pode entender. É nelas que você poderá fazer os acordes e é a partir delas que você poderá ler a maioria das cifras.

     

Corpo

Então o corpo é composto por vários elementos que conferem ao violão suas qualidades sonoras. Entre as partes principais podemos destacar:

  • Roseta: este é o buraco perfurado no corpo através do qual os sons produzidos pelo violinista escapam. É também nessa área que o violinista dedilha as cordas, com os dedos ou uma palheta.

  • Escudo ou placa de proteção: é uma placa de plástico presa no corpo. É usado para proteger o corpo do violão de palhetas que possam arranhá-la (não estão presentes em todos os violões).

  • Cavalete: esta é a parte que permite fixar a outra extremidade das cordas (uma na cabeça com a mecânica, a outra no corpo). Existem 2 sistemas de fixação: pinos que são inseridos nos orifícios para bloquear as cordas; ou simplesmente buracos pelos quais passamos as cordas que trançamos dentro do violão.

  • Faixa lateral: é a parte lateral do corpo e o circunda. Pode ter diferentes alturas, dependendo do tipo do violão.

  • Parte de trás: esta é a parte inferior do violão ou a parte de trás. Às vezes é composta de uma madeira diferente do que na frente do violão.

Gostou de saber mais sobre a morfologia do violão? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *