Para iniciante existe uma barreira que deve ser derrubada na relação da pessoa com o instrumente que é a de como achar as notas no braço do violão.
Ao olharmos o instrumento vemos uma grande quantidade de casas separadas por trastes e por cima desses temos seis cordas e é aqui que começa o nosso problema, pois agora temos diversas possibilidades de alcançar diferentes notas em diferentes lugares do violão.
Para que não tenhamos problemas mais adiante em nosso estudo é recomendado que os capítulos correspondentes a iniciação da teoria musical, notas enarmônicas, intervalos e etc.. Estejam muito bem estudados e entendidos. Assim, não teremos além dos criados pelo modo de afinação do intrumento.
Para esta segunda parte do nosso estudo temos que ter em mente o som emitido por cada corda e sua mudança conforme as pressionamos em diferentes casas do violão.
Cada corda possui uma afinação preestabelecida. Imaginando que o nosso instrumento esteja afinado, o som emitido por cada corda é o seguinte:
Também temos que ter em mente o conceito da função dos trastes no braço do instrumento. Os trastes são os responsáveis pela determinação do que chamamos de “casa”.
Casa é o espaço entre dois trastes. Local em que devemos pressionar as cordas do instrumento.
A cada casa que avançamos em uma determinada corda, avançamos também um semitom ascendente, ou seja, cada um desses espaços corresponde a um semitom.
É muito simples! Sabemos que esta corda solta emite a nota MI, portanto, se a apertarmos na primeira casa, aumentaremos em um semitom: nota FÁ. continuando, apertando na segunda casa teremos um FÁ# – Pois acrescentamos um outro semitom. E, por fim, se apertarmos esta corda na terceira casa, Teremos a nota SOL pretendida.
Neste caso o que foi feito na 1° corda pode também ser feito na 6° corda, pois as duas cordas possuem o mesmo som, se diferenciando apenas pelo intervalo de duas oitavas.
Já sabemos que ela emite a nota MI (1° corda) quando tocada solta. Se apertarmos esta na primeira casa aumentaremos um semitom, então teremos a nota FÁ.
Apertando na segunda casa, teremos a nota FÁ#, pois acrescentamos outro semitom.
Na terceira casa teremos a nota SOL e, andamos mais uma casa teremos a nota SOL#. Agora, apertando esta a corda na quinta casa, temos a nota LÁ pretendida.
Neste caso também o que foi feito na 1° corda poder ser feito na 6° corda.
Sabemos que a 5° corda emite a nota LÁ quando tocada solta, portanto se pressionarmos esta corda na primeira casa teremos a nota LÁ#. Seguindo este raciocínio, ao apertarmos na segunda casa teremos a nota SI. Logo, se pressionarmos esta mesma corda na terceira casa, teremos a nota DÓ que procurávamos.
Esta corda emite a nota LÁ quando tocada solta. Se a pressionarmos na primeira casa teremos a nota LÁ#. Ao apertarmos na segunda casa, teremos a nota SI. Quando pressionamos esta corda na terceira casa temos a nota DÓ. Seguindo, temos a nota DÓ# na quarta casa e, por fim, encontramos a nota RÉ na quinta casa.
Sabemos que a 4° corda quando tocada solta emite a nota RÉ. portanto, se a pressionarmos na primeira casa teremos a nota RÉ#. Pressionando na segunda casa, aumentaremos mais um semitom, chegando à nota MI que procurávamos.
A 4° corda, quando tocada solta, emite a nota RÉ. portanto, se a pressionarmos na primeira casa teremos a nota RÉ#. Ao pressionarmos a mesma corda na segunda casa, teremos a nota MI e por fim na terceira casa teremos a nota FÁ que desejamos.
A 3° corda emite o som da nota SOL. Pressionada na primeira casa será um SOL#, por fim se pressionada na segunda casa terá o som da nota LÁ.
Como já vimos, esta corda emite a nota SOL quando tocada solta. Na primeira casa teremos o som da nota SOL# e pressionando na segunda casa, teremos a nota LÁ. Já na terceira casa, o som emitido será o LÁ#. Por fim, na quarta casa temos a nota SI.
Seguindo o mesmo raciocínio, sabemos que esta corda possui o som da nota SI quando solta. Logo, se pressionarmos na primeira casa, teremos a nota DÓ. Ao pressionarmos na segunda casa teremos a nota DÓ# e, por fim, na terceira termos a nota RÉ.
A 2° corda é um SI. Ao pressionarmos na primeira casa teremos a nota DÓ. Na segunda casa teremos a nota DÓ# e na terceira teremos a nota RÉ. Quando a corda for pressionada na quarta casa teremos a nota RÉ# e, por fim, temos a nota MI na quinta casa.
Assim podemos perceber que é muito simples chegarmos até a nota que desejamos, só precisamos pensar um pouco, prestar muita atenção na corda e na casa da qual vamos retirar o som para que não aconteçam erros.
Gostou de saber mais sobre os Como achar as notas no Violão? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!