É isso aí, você começou a aprender violão. Você não pode esperar para tocar suas músicas favoritas, mas acaba sendo mais difícil do que o esperado.
Após algum progresso, você começa a estagnar e não sabe mais o que fazer para progredir, pois há diversas coisas para estudar para se tornar bom.
Se você quer uma dica infalível para aprender violão, certamente você precisa de uma rotina de treinamento. A rotina é uma sessão de trabalho que você configura, se possível ao mesmo tempo, para que se torne um hábito.
Para ajudar você a entender mais sobre como aprender violão, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Com uma rotina, você já definiu o que vai aprender e só precisa pegar seu violão e começar.
Isso permite que você não perca tempo durante seu treinamento (você quer praticar X música, mas, em última análise, reproduz outra música que pode tocar e acaba navegando na Web por uma hora, procurando coisas novas e dicas …).
Se você fez certo, a rotina permitirá que você se concentre em seus objetivos, mas também corrija suas deficiências mais rapidamente.
O poder dos hábitos permitirá que você treine com mais frequência e mais regularidade, porque exigirá menos esforço para começar.
Depois de um dia cansativo, você geralmente tem menos vontade de iniciar uma sessão de treinamento, mas quando se trata de um hábito, você o faz sem sequer pensar nisso.
O poder dos hábitos e o efeito cumulativo dessas sessões serão os mecanismos mais poderosos que você terá para progredir.
Antes de falar com você de forma prática, vamos ver as desvantagens da rotina de trabalho, para que você não caia nas armadilhas.
Como a palavra rotina implica, essas são repetições regulares e o risco é que você fará exatamente a mesma coisa todos os dias. No entanto, a progressão só será constante se você alterar os exercícios regularmente.
Se você apenas fizer exercícios que já domina, começará a estagnar novamente. Você poderá tocar uma ou duas músicas corretamente, mas o mundo do violão é tão vasto que seria tolo se limitar.
Treinando sozinho em seu canto, às vezes também é difícil se corrigir. Tendemos a repassar algumas de nossas dificuldades, dizendo que as corrigiremos mais tarde ou pior, nem percebemos o erro que estamos cometendo.
Você é livre para fazer a rotina que deseja, mas geralmente para que seja ideal, é necessário estruturá-la um pouco.
Os tempos aqui indicados para cada fase são apenas indicativos e cabe a você adaptá-los de acordo com o tempo que você tiver.
No entanto, tente se organizar para fazer sessões de pelo menos 15 minutos por dia.
• Aquecimento (5 minutos)
Nesta fase, você faz alguns alongamentos das articulações dos dedos, mãos e pulsos para relaxar.
Em seguida, faça exercícios fáceis, mas muito lentamente. Isso reduz a dor e o risco de lesões (sim, pode ocorrer uma ruptura do músculo da mão, como acontece com todos os outros músculos).
• Treinar uma música (5 a 10 minutos)
Não tente aprender tudo de uma vez. Apenas pegue a introdução, por exemplo, divida-a, aprenda os acordes e as posições dos dedos primeiro e tente tocar lentamente e, finalmente, acelerando o tempo. Você verá que a cada sessão a música parecerá mais fácil para você.
• Relaxamento (5 minutos)
Mime-se por 5 minutos tocando o que você já sabe fazer ou as músicas que preferir. Isso torna a sessão um pouco mais divertida.
• Exercícios técnicos (10 a 15 minutos)
Aqui você trabalhará especificamente em um aspecto do violão que deseja dominar. Podem ser exercícios para melhorar sua velocidade, saber fazer dedilhados, flexibilidade dos dedos, etc.
• Relaxamento (5 minutos)
Sua sessão está chegando ao fim, recompense-se com uma nova sequência na qual você se diverte.
Gostou de saber mais sobre como ter uma rotina para aprender violão? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Uma resposta
Eu amei as dicas de aprendizado, parabéns pra vcs por nos fornecer seus conhecimentos e tempo pra nos ajudar.