Alongamento de dedos – 3 exercícios que podem te ajudar a tocar melhor

A extensão dos dedos da mão geralmente apresenta sérias dificuldades para violinistas iniciantes, e geralmente também para as pessoas com um pouco mais de experiência. Contudo, fazer exercícios de alongamento de dedos pode ser muito eficaz.

O simples fato de ter que posicionar o dedo médio e o dedo anelar (ou o dedo anelar e o dedo mindinho) em duas caixas adjacentes às vezes parece exigir um grande esforço se queremos manter os dedos o mais próximo possível dos trastes.

Para ajudar você a entender mais sobre o alongamento de dedos, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

3 exercícios para um bom alongamento de dedos

Exercício 1

Dobre o dedo a ser esticado e, com a outra mão, exerça uma flexão na articulação puxando o dedo dobrado para trás.

A tensão deve ser sentida na parte superior da palma da mão, de frente para o dedo. Mantenha a posição por 15 segundos. Solte e repita duas a três vezes. Faça o mesmo com cada um dos dedos das duas mãos.

Exercício 2

Quando estiver em pé, dobre o cotovelo, punho e dedos, virando-os para fora. Coloque a outra mão no suporte e estenda o braço dobrando o pulso o máximo possível. Mantenha a posição por 15 segundos. Solte e repita duas a três vezes. Faça o mesmo com o outro braço.

Exercício 3

Quando estiver em pé, coloque os dedos na outra mão, punho flexionado e palma para a frente. Coloque em tensão, usando o polegar que repousa na parte de trás da mão, na parte superior dos dedos.

Puxe os dedos para trás e estenda completamente o braço. Mantenha a posição por 15 segundos. Solte e repita duas a três vezes. Faça o mesmo com o outro braço.

Além disso, o mesmo alongamento pode ser feito dedo a dedo, sempre tensionando gradualmente o punho e os músculos flexores do antebraço e no final do movimento, o braço está totalmente estendido.

Também é possível focar apenas o dedo, exercendo pressão com o polegar da mão oposta. Mantenha a posição por 15 segundos. Solte e repita duas a três vezes. Faça o mesmo com cada um dos dedos das duas mãos.

Independência do dedo

A razão que complica nossa capacidade de espalhar os dedos da mão é a natural falta de independência de nossos dedos.

Na grande maioria de nossas atividades diárias, nossos dedos permanecem agrupados e realizam o mesmo movimento um do outro.

Quando temos que pegar um objeto, apenas o polegar realiza um movimento contrário aos outros dedos. Todos estão apertando na mesma direção, simultaneamente e com a mesma força.

No entanto, quando se trata de tocar violão, somos levados a pedir que realizem movimentos completamente independentes um do outro.

A força de cada um deve ser medida individualmente, para não pressionar demais com o dedo indicador ou não ter força com o dedo mínimo.

Eles devem ser colocados em casas e / ou cordas diferentes; portanto, às vezes, puxar um dedo em uma direção e outro na direção oposta.

Em resumo, além das considerações “mecânicas” de flexibilidade ou força de nossos dedos, precisamos educar nosso cérebro a controlar nossos dedos independentemente um do outro.

Quando aprendemos a andar, nosso cérebro leva tempo para assimilar o fato de que, para manter o equilíbrio, precisamos mover os pés um após o outro, gerenciando movimentos diferentes e simultâneos de nossas pernas.

Para nossos dedos, o princípio é o mesmo, exceto que nossas atividades habituais não exigem essa independência. Então, no dia em que tentamos progredir no violão, precisamos aprender a usar os dedos novamente.

Conclusão

Conseguir espalhar os dedos da mão, portanto, não requer mãos muito grandes ou dedos muito longos, nem flexibilidade extraordinária.

O simples fato de posicionar o braço esquerdo de maneira diferente pode facilitar radicalmente as coisas, e a prática desenvolverá uma certa independência dos dedos, que geralmente não temos quando iniciamos o aprendizado do violão.

Gostou de saber mais sobre os exercícios de alongamento de dedos? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Uma resposta

  1. Oi,acho necessário um pequeno desenho das mãos e dedos ,mostrando passo a passo das posições do alongento .Grata e até mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *